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Lançada em 1968, pelos sócios Roberto Duailibi, Francesc Petit e Roberto Zaragoza, a DPZ se tornou as três letras mais famosas da publicidade brasileira. A agência também ficou reconhecida no mercado como a “marca dos gatinhos” em referência aos próprios sócios e a todos os seus profissionais. Abaixo, os gatinhos mostram para você toda a história da DPZ, desde o nascimento de Duailibi, Petit e Zaragoza, passando pelos principais fatos que marcaram a agência, com suas memoráveis campanhas, até chegar a julho de 2022, sob o comando dos CEOs Benjamin Yung e Fernando Diniz, e com o lançamento da assinatura “Ideias icônicas constroem marcas icônicas”.

Ideias
icônicas.
Constroem
marcas icônicas.
19

1930

Zaragoza nasce em Alicante

A história da origem das três letras mais famosas da publicidade brasileira começa em 1930, do outro lado do Atlântico, na Espanha. Naquele ano, em Alicante, nasceu José Zaragoza, em 14 de julho. Foi criado em Barcelona onde estudou Belas Artes na Escola de la Llotja, mesmo lugar por onde passaram nomes como Picasso e Miró. Zaragoza chegou ao Brasil em 1952. Faleceu em São Paulo, em 15 de maio de 2017, aos 86 anos.

Zaragoza nasce em Alicante

1934

Nasce o catalão Francesc Petit

Contemporâneo de Zaragoza, o P da DPZ é de Francesc Petit Reig, que nasceu em Barcelona e também estudou Belas Artes na mesma escola de artes do seu futuro sócio no Brasil. Mas, eles nunca se encontraram por lá. Petit, coincidentemente, também chegou ao Brasil em 1952, mas só conheceu Zaragoza no ano seguinte. Craque em design, talentoso com marcas e apaixonado por ciclismo, ele faleceu em São Paulo, aos 79 anos, em 6 de setembro de 2013.

Nasce o catalão Francesc Petit

1935

O ano "D"

Filho de libanês e uma brasileira, Roberto Duailibi nasceu em 8 de outubro de 1935, em Campo Grande (MS). Mudou para São Paulo aos 12 anos para se tornar um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira. Coincidentemente, seu trabalho com anunciantes começou em 1952, mesmo ano da chegada de Petit e Zaragoza ao Brasil. Duailibi iniciou sua carreira na Colgate-Palmolive e antes de formar a DPZ, em 1968, atuou nas agências CIN, McCann-Erickson, J. Walter Thompson e Standard. Atualmente, ele vive em São Paulo.

O ano "D"

1953

Petit e Zaragoza se encontram pela primeira vez

Em mais uma coincidência do destino, os dois começaram a trabalhar no mesmo dia na J. Walter Thompson. Ainda naquele ano de 1953, Zara foi para a JWT em Nova York e Petit, para a McCann-Erickson, em São Paulo. Neste ano, Petit criou o tucano da Varig, em um concurso de cartazes da companhia aérea. Começa aí uma forte ligação com o setor da aviação. Anos depois, Francesc Petit assinou a identidade visual da marca Gol (2001) e a DPZ lançou a Azul Linhas Aéreas, em 2008.

Petit e Zaragoza se encontram pela primeira vez

1962

Surge o estúdio Metro 3, a origem da DPZ

Alguns anos depois de retornar dos Estados Unidos, no final dos anos 1950, Zaragoza volta a encontrar Petit em São Paulo e junto com o produtor gráfico Ronald Persichetti, o trio lança o estúdio de ilustrações Metro 3. Roberto Duailibi, já famoso no meio publicitário pelo impacto dos seus textos, passa a colaborar em alguns projetos do Metro 3. O estúdio chama a atenção do mercado por oferecer, além da qualidade dos layouts, uma técnica pouco comum na publicidade da época: a inclusão de fotografias nos anúncios.

Surge o estúdio Metro 3, a origem da DPZ

1968

DPZ começa a atuar com 11 funcionários e dois clientes

Em plena ditadura e com o país enfrentando vários problemas econômicos, Roberto Duailibi, Francesc Petit, José Zaragoza e Ronald Persichetti lançam a DPZ. A agência começa a funcionar em uma ampla casa na Alameda Casa Branca, em São Paulo, com 11 funcionários e dois clientes, Fotoptica e Borda do Campo (revendedora Ford). Persichetti deixou a sociedade cerca de quatro anos depois. Os sócios DPZ escolhem o dia 1º de julho como o início oficial das atividades da agência.

DPZ começa a atuar com 11 funcionários e dois clientes

Promoção da Fotoptica é o tema do primeiro anúncio

Em 11 de julho de 1968, é veiculado o que é considerado o "primeiro anúncio" da agência, criado para a Fotoptica. A peça destaca uma promoção para quem optar por revelar filmes Kodacolor 35mm na rede Fotoptica, que oferece um desconto no preço de um novo rolo de filme de 20 poses. Com o título "Subôrno" (na época com circunflexo), texto do anúncio brinca com o consumidor pedindo para que ele se considere "subornado pela Fotoptica".

Promoção da Fotoptica é o tema do primeiro anúncio

1971

Agência muda para prédio próprio e icônico

Depois da estreia na Alameda Casa Branca e uma temporada na Avenida Brasil esquina com Augusta, a agência vai para um prédio próprio, na Avenida Cidade Jardim, 280. Na mudança, ela aposta no modelo de duplas de criação. Criativos passam a apresentar as propostas de campanhas para os clientes, até então tarefa dos profissionais de atendimento. A nova sede, com andares específicos para o comando de cada um dos três sócios, tornou-se um ícone da publicidade paulistana.

Agência muda para prédio próprio e icônico

Petit cria o Lequetreque, mascote da marca Sadia

Uma ave com óculos e capacete de motoqueiro, nos traços de Francesc Petit para a marca Sadia, aparece na mídia com o lançamento de vários produtos semiprontos congelados. Um deles é o frango defumado, já temperado para ser levado direto ao forno, reduzindo o tempo de preparo. A mascote ganhou a simpatia do público e aumentou vendas. O nome Lequetreque foi escolhido em um concurso de consumidores em 1985. Clique no link abaixo e veja comerciais históricos da DPZ para a Sadia.

Mulheres se unem para o cigarro Charm

“Geralmente posicionado para o público masculino, o cigarro gerou publicidade revolucionária na DPZ. No início dos anos 1970, a agência reuniu um time de famosas - de Clementina de Jesus a Elke Maravilha - para lançar “”O importante é ter Charm””, campanha que teve sequência com várias celebridades e marcou um relacionamento de mais de 30 anos da DPZ com a Souza Cruz. Na época em que cigarro podia aparecer na mídia, a agência foi responsável por importantes cases para marcas como Carlton (“”Um raro prazer””), Free e Hollywood, com destaque para a campanha “”No limits˜, de 1997, que virou até documentário, com filmagens na Antártida, no Grand Canyon e no Deserto da Namíbia.“

1972

A agência começa a trabalhar com o Itaú

A campanha de estreia para o banco, criada para o Itaú Check, tem o título "Rodolfo e Anita", considerado o primeiro casal da publicidade brasileira. Um ano após a conquista da conta, Francesc Petit criou a atual referência da marca Itaú, em 1973, com fundo preto e letras na cor branca. Em 1992, a marca ganhou as cores azul (fundo) e amarela (nome) e, posteriormente, o logotipo recebeu o atual fundo laranja. A relação da DPZ com o banco, até 2021, é um dos relacionamentos mais longos e criativos do mercado publicitário brasileiro.

A agência começa a trabalhar com o Itaú

1973

Washington Olivetto chega à DPZ

Ao lado de Francesc Petit, o publicitário, que trabalhou até 1986 na DPZ, forma uma das principais duplas de criação da publicidade brasileira. Junto com Olivetto, a DPZ tem uma lista interminável de talentos criativos que passaram pela agência, como Murilo Felisberto (in memoriam), Neil Ferreira (in memoriam), Tomás Lorente (in memoriam), Camila Franco, Carlos Rocca, Carlos Silvério, Helga Miethke, Javier Talavera, João Augusto Palhares, Luiz Toledo, Marcello Serpa, Nizan Guanaes, Paulo Ghirotti, Rafael Urenha, Roberto Cipolla, Rodolfo Vanni, Rui Branquinho, Ruy Lindenberg e muito, muito mais…

Washington Olivetto chega à DPZ

1974

Em filme clássico, Walita mostra a própria DPZ

Em uma outra lista também interminável, de campanhas clássicas e inesquecíveis,1974 é simbólico para a DPZ pelo filme "Reunião", criado para Walita. O briefing era simples e direto: mostrar o funcionamento de uma linha de enceradeiras com três escovas. Roteiro aproveitou uma sala de reunião da própria agência e no casting estavam Duailibi, Petit e Zaragoza acompanhados por Olivetto, Neil Ferreira, entre outros, inclusive Flavio Conti, um dos principais executivos na história da agência.

1975

DPZ ganha o primeiro Leão de Ouro do Brasil

Numa época em que não se falava em etarismo e ganhar Ouro no Festival da Sawa em Cannes (atual Cannes Lions) era papo restrito a europeus e norte-americanos, a DPZ conseguiu fazer história. A agência mudou o referencial geográfico de Cannes, conquistando o primeiro Leão de Ouro para o Brasil. O prêmio é do filme "Homem com mais de 40 anos", criado para o Conselho Nacional de Propaganda, sobre a importância de contratar pessoas acima de 40 anos.

DPZ cria campanha para incentivar a prática de esportes

Avaliada por especialistas como uma das principais iniciativas para a conscientização sobre a importância de atividades físicas, a campanha "Mexa-se", criada pela DPZ, em 1975, tornou-se um marco no combate ao sedentarismo. Feita em parceria com a Rede Globo de Televisão, a campanha contribuiu para o poder público planejar e destinar investimentos para demarcar calçadões nas praias e outras áreas específicas para caminhadas urbanas.

DPZ cria campanha para incentivar a prática de esportes

Campanha histórica mostra a morte de um telefone público

Nos dias de hoje, com um celular para chamar de seu, é difícil dimensionar a importância dos telefones públicos, lançados no Brasil em 1971. Para proteção do sol e chuva, e mínima privacidade, foi criada uma estrutura acrílica, semelhante a uma grande orelha, que rendeu o apelido de "Orelhão". Era preciso ter ficha ou cartão e, muitas vezes, enfrentar filas. Mas o problema era mesmo o vandalismo. Para combatê-lo, a DPZ criou a campanha "Respeite um Orelhão", para a Telesp, com a dramática "morte" de um telefone público.

Zaragoza preside o Clube de Criação de São Paulo

Com a repercussão do sucesso do primeiro Leão de Ouro para a publicidade brasileira, conquistado pela DPZ, e diante do crescente aumento de "nacionalização" de campanhas internacionais, profissionais de criação decidiram se mobilizar para valorizar a publicidade feita no país. O movimento resultou no lançamento do Clube de Criação de São Paulo, que teve José Zaragoza como primeiro presidente.

Zaragoza preside o Clube de Criação de São Paulo

1978

DPZ lança o mordomo mais famoso do Brasil

Imagine um navio em alto-mar. O capitão confere produtos na despensa e surpreende-se ao saber que o papel higiênico a bordo não é Neve. É assim que surge o personagem Alfredo, interpretado pelo ator Turíbio Ruiz no primeiro filme da série. Ele é acionado por código morse para abastecer a embarcação com papel de qualidade. O mordomo mais famoso do Brasil aparece em outras dezenas de situações inesperadas e divertidas, vividas pelo ator Guilherme Penteado e também por galãs famosos como Dan Stulbach, Reynaldo Gianecchini e Rodrigo Hilbert.

Surge o Garoto Bombril, astro até do Guinness Book

Em meados de 1978 a agência criou o Garoto Bombril, lançado e imortalizado por Carlos Moreno, com uma campanha que entrou para o Guinness Book, em 1994, por ter o garoto-propaganda, que ficou mais tempo no ar (com o mesmo ator) na história da publicidade mundial.

1979

Leão vira sinônimo de imposto de renda

No Brasil e no mundo, há inúmeros exemplos de metonímia com a predominância de marcas que substituem nomes ou categorias de produto. Mas dificilmente haverá uma associação mais forte do que a imagem do Leão ao Imposto de Renda. Essa proeza é resultado do talento de José Zaragoza, que, no final de 1979, recebeu um simples briefing da Receita Federal para ampliar formas de aumentar a arrecadação. O resultado é a criação de um dos maiores ícones da publicidade brasileira.

1984

Sundown mostra a importância da proteção

Com parte da conta da Johnson & Johnson, a DPZ criou em 1984 uma campanha que marcou o lançamento do primeiro protetor solar no mercado brasileiro. Apresentado em três versões (FPS 4, 8 e 15), o produto também lançou a marca Sundown no Brasil. Em uma época em que os consumidores utilizavam apenas bronzeadores, com algumas receitas caseiras para se proteger do sol, a novidade foi anunciada com uma imagem totalmente direta ao ponto: um pimentão bem vermelho de óculos escuros na praia.

1986

Baixinho da Kaiser vira ícone de cerveja

De forma literalmente insólita, a DPZ encontrou uma solução que transformou a Kaiser em uma das principais marcas do segmento de cervejas. Com olhar atento, a dupla José Zaragoza e Neil Ferreira identificou no motorista da produtora Nova Filmes, José Valien Royo, o potencial de garoto-propaganda. A intuição dos criativos se concretizou em um grande sucesso da agência, com a criação do "Baixinho da Kaiser", que estrelou dezenas de filmes em campanhas que foram veiculadas até 2010.

1989

Artex causa polêmica com nu masculino

Tema complexo na publicidade, a nudez sempre foi alvo de preocupação das marcas e, ao mesmo tempo, um potencial de garantir repercussão. E foi exatamente o que aconteceu com um comercial criado para as toalhas Artex, mostrando, pela primeira vez na publicidade brasileira, na TV, cena (bem rápida e superdiscreta) de nu frontal masculino. O comercial foi inspirado no filme "Dublê de Corpo" e, naturalmente, deu o que falar, com reclamações de vários segmentos, inclusive da Liga das Senhoras Católicas, em São Paulo.

1992

Francesc Petit cria logomarca do Masp

Diretor de arte e publicitário, o catalão Francesc Petit também era pintor, cartazista, desenhista e cenógrafo. Fez pelo menos 12 exposições individuais em São Paulo, Nova York e Barcelona, e participou de mais de 20 coletivas. No círculo de seus amigos próximos, estava Pietro Maria Bardi, um dos fundadores do Masp. Em homenagem a Bardi, Petit criou a marca do museu, em 1992, com traços que representam a Avenida Paulista e o próprio Masp.

Francesc Petit cria logomarca do Masp

1999

Itaú se destaca na mídia com "Milênio"

Na virada de 1999 para o ano 2000, com todas as notícias e preocupações sobre o possível "Bug do Milênio", que poderia infectar computadores mundo afora, a DPZ criou uma emocionante mensagem de otimismo para o Itaú dar boas-vindas ao ano 2000. Com duração de dois minutos, o texto do comercial fez previsões de otimismo como vitórias da Seleção Brasileira de futebol, reconstituição de espécies em extinção, cura de doenças e o fim das guerras e do analfabetismo.

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2001

Francesc Petit cria a marca Gol

Exatos 48 anos depois de vencer um concurso que escolheu o desenho de um tucano para a marca Varig, Francesc Petit criou em 2001 a identidade visual da Gol Linhas Aéreas, que iniciou suas operações em janeiro de 2001. Petit se inspirou na marca Orange, da empresa britânica de telefonia, usando o recurso de duplicação da letra "O". Foi dele também a ideia de pintar as caudas dos aviões com a cor laranja.

Francesc Petit cria a marca Gol

2002

Itaú reforça imagem do Credicard

Apresentando o conceito "O melhor da vida", a DPZ cria campanha para Credicard, estrelada pela top model Gisele Bündchen e o ator Rodrigo Santoro. No comercial, com trilha de "I`m free", do Soup Dragons. É a primeira vez que a voz da modelo é ouvida em um filme publicitário.

2008

DPZ lança a Azul Linhas Aéreas

Em setembro de 2008, a Azul Linhas Aéreas, lançada pelo empresário David Neeleman, informou ao mercado que havia selecionado a DPZ para cuidar de sua comunicação publicitária. A companhia aérea iniciou suas operações em 15 de dezembro daquele ano e a campanha de lançamento foi desenvolvida com o conceito "Azul. O jeito novo de voar". Trabalho contou com banner que coloriu de azul os principais portais de notícias do país.

DPZ lança a Azul Linhas Aéreas

2011

Publicis Groupe compra a DPZ

Em 11 de julho, é divulgado o acordo sobre a venda da DPZ para o Publicis Groupe, em uma negociação que teria envolvido 70% das ações da agência em um valor de US$ 120 milhões, com opção de aumentar para 100%. Na época, foi informado que a agência tinha um total de 230 funcionários e previsão de faturamento equivalente a 40 milhões de euros naquele ano.

Publicis Groupe compra a DPZ

2012

Agência faz primeiro aniversário no Publicis

Exatamente um ano após sua entrada no Publicis Groupe, a DPZ criou um vídeo institucional posicionando-se como a agência "mais valorizada e mais admirada" da publicidade brasileira. Destacando os grandes ícones criados e divulgados através de suas campanhas, o texto do filme afirma que a DPZ é a "agência das marcas que todo mundo conhece, dos produtos que o país inteiro ama e daquelas campanhas que ninguém esquece".

"Leia para uma criança" ressalta imaginação

Com um propósito bem claro - A leitura faz uma criança ir mais longe -, a campanha "Leia para uma criança" coleciona uma série de filmes com alto potencial de engajamento para essa iniciativa da Fundação Itaú Social. Desde seu lançamento em 2012, a cada ano, as campanhas criadas pela DPZ cumprem o papel de aumentar a relevância do projeto, além de se destacarem na mídia pela qualidade de produção e bons índices de recall, como o filme "Astronauta", de 2017, e o comercial "Robô", de 2019, que venceu o Prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo.

2014

Agência lança #pegabem para Vivo

Maior operadora de telefonia móvel do mercado brasileiro, a Vivo iniciou 2014 com um novo conceito de marca, o #pegabem, criado pela DPZ. Com trilha de uma paródia da música “That’s not my name”, do dueto britânico The Ting Tings, a operadora mostrou situações diversas do cotidiano, com passeios, encontros com amigos, estudos e reuniões familiares em que as pessoas fazem fotos e compartilham seus momentos com uma conexão com melhor cobertura, qualidade e velocidade.

2015

Fusão de operações forma a DPZ&T

Em visita a São Paulo, no mês de maio, o presidente do Publicis Groupe, Maurice Lévy, anunciou a fusão das operações da DPZ com a Taterka, agência que havia sido adquirida pelo grupo francês em dezembro de 2013. A fusão resultou na marca DPZ&T, que passou a controlar algumas das principais contas publicitárias do país, como McDonald's, Itaú, Natura e Bombril.

Fusão de operações forma a DPZ&T

2019

Renault recria "Caverna do Dragão"

Sucesso no Brasil nos anos 1980 e 1990, o desenho animado "Caverna do Dragão" se tornou case de marketing da Renault através de uma grande campanha criada pela DPZ, lançada em maio de 2019. Para apresentar o Kwid Outsider, posicionado para um público de 30 a 45 anos, todo o universo da "Caverna do Dragão" foi especialmente recriado para o Kwid com uma superprodução que chamou a atenção da mídia, dos fãs do desenho e, principalmente, do target do carro.

#Maisa18 escolhe Renault

Também em maio de 2019, a Renault ganhou uma outra ação de forte repercussão na mídia, criada pela DPZ. A estratégia aproveitou o aniversário da apresentadora Maisa Silva, do SBT, que completou 18 anos em 22 de maio. Dias antes do aniversário de sua maioridade, ela postou no Twitter uma pergunta aos fãs, pedindo recomendação de fabricantes de automóveis. Concorrentes da Renault se manifestaram, mas, paralelamente, a marca lançou a hashtag #MeuPrimeiroRenault e a campanha promocional “A Maísa escolheu a Renault. Escolha você também”.

2020

Dia dos Pais homenageia homem transgênero

Em agosto, a agência cria a campanha #MeuPaiPresente para a Natura, em homenagem ao Dia dos Pais, mostrando o relacionamento familiar de pais e filhos em pleno isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. A ação, com um time de influenciadores que incluiu Thammy, um homem transgênero, gerou forte repercussão e polêmica, além de ter ajudado a elevar o valor das ações da marca Natura.

2021

Agência ganha novo comando com dupla de CEOs

Em agosto de 2021, a agência passou a ser comandada pelo CEO Fernando Diniz, que compôs um novo board e convidou o criativo Benjamin Yung para partilhar a liderança da agência, também como CEO. Esse board tem priorizado a aceleração de novos negócios, a aplicação de conceitos e metas ESG ligados à agenda LGBTQIAP+, à igualdade de gênero e à diversidade. Metade do board é composto por mulheres.

Agência ganha novo comando com dupla de CEOs

2022

"Dá um Hut" mostra que pizza é "muito mais"

Em fevereiro, a agência lança a campanha "Deu vontade, dá um Hut!", criada para Pizza Hut, com a participação do humorista Paulo Vieira. No filme, com boa repercussão entre os consumidores, ele explica que o conceito "Dar um Hut" significa "entregar muito mais". Destacando uma promoção de 12 fatias e vantagens de pedidos pelo app, o humorista afirma, por exemplo, que Pizza Hut é mais "queijudona" e mais "recheadona".

Mônica dá exemplo de consumo consciente para Electrolux

Famosa e muito querida por todos os fãs de quadrinhos no Brasil, a personagem Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa em 1959, virou capa da revista Marie Claire, em uma ação de branded content da DPZ no último mês de junho. Sempre com o mesmo vestido vermelho, ela foi referência de consumo consciente na campanha #RoupaSemDataDeValidade, para as "máquinas de cuidar" da marca Electrolux.

DPZ volta a ser DPZ

Em julho, ao completar 54 anos de sua fundação, a DPZ, uma das siglas mais icônicas da publicidade brasileira, volta a usar sua marca original, com as iniciais dos sobrenomes dos três fundadores, Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza, que lançaram a agência em julho de 1968. Também passa a usar a assinatura "Ideias icônicas constroem marcas icônicas”.

DPZ volta a ser DPZ